quinta-feira, 25 de novembro de 2010

O que é Duplipensar?

 "Duplipensar" é um dos componentes da obra-prima de George Orwell, o livro 1984. Nesta obra, escrita em 1948 e publicada no ano seguinte, Orwell compõe uma distopia (utopia negativa) onde os cidadãos são vigiados todo o tempo pelas teletelas (aparelhos que transmitem e captam voz e imagem) sob a liderança do Grande Irmão (Big Brother). Em todos os lares dos integrantes do Partido, cafeterias, indústrias e praças as teletelas transmitiam a ideologia do Partido, mas do que isso, elas captavam todos os movimentos de seus filiados. O Grande Irmão zela por ti, repetiam as teletelas seus feitos e conquistas. Está explicado porque o programa se chama Big Brother.
Duplipensar é um termo da novilíngua (newspeak). Uma redução do idioma inglês usado oficialmente e baseado em unir e destruir palavras para que o pensamento fosse cada vez mais igual. A cada edição o dicionário de novilíngua diminuia, e, a resistência ao Partido na mesma proporção.
Através do controle da realidade o Partido tem o controle do presente e do passado. O protagonista Winston desafia-o tentando mudar o futuro do megabloco da Oceania, ele tem de lutar contra a realidade, o medo das pessoas em mudar o status quo e seu próprio duplipensamento.
A invenção do termo duplipensar é uma crítica ao tratamento do governos à realidade. 

QUALQUER SEMELHANÇA COM A REALIDADE POLÍTICA DO NOSSO PAÍS, NÃO É MERA COINCIDÊNCIA!!!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário